top of page

O traçado do Município compreende os seguintes limites: “De uma pedra existente na parte mais elevada da Serrinha, que fica localizada à margem direita da Rodovia GOS-1, em linha reta até a casa de propriedade do Sr. João Batista Moreira; Daí, em linha reta, até a sede da Fazenda de propriedade do Sr. Dionísio Modesto de Andrade, que fica localizada à margem direita do Córrego Arábia; Daí, em linha reta, até a casa que era de propriedade de Dona Joana Meireles Borges, hoje pertencente ao Sr. Aparecido Alves Pereira, que fica à margem esquerda do referido Córrego; Daí, em linha reta, até a casa do Sr. Paulo Alves Pereira, localizada próxima da antiga porteira do Braz; Daí em linha reta à Ponte Queimada, no Ribeirão Sozinha, trecho coincidente com o limite município, com o município de Leopoldo de Bulhões; Daí, em linha reta, até a casa de propriedade do Sr. Nelson Ferreira Braga, que fica no lado esquerdo da Rodovia GO 415; Daí, em linha reta, até a pedra na parte mais elevada da Serrinha, ponto de partida.

 

SUPERFÍCIE: A área do Município é de 163,0 quilômetros quadrados, ocupando 0,05% da área total do Estado; Altitude 982 metros, Longitude 49º01’26” e Latitude 16º42’51”.

 

RELEVO: O Relevo da região é predominantemente plano-inclinado, destacando-se o Morro do Arranha-Céu ou Laranjeiras e a Serra da Canastra, chegando a uma altitude máxima de aproximadamente 1000 metros. 

 

HIDROGRAFIA: O município é privilegiado, pois temos o Ribeirão JOÃO LEITE, onde se localiza o Parque Ecológico Estadual “Altamiro de Moura Pacheco”, na margem da BR 153, que passa a Oeste do município e ainda o Córrego PINDOBAL, o Córrego dos MACACOS, o Córrego ARÁBIA, o Córrego da GRAMA e o Ribeirão SOUZINHA, este último que abastece nossa cidade.

 

CLIMA: O clima do município de Goianápolis caracteriza-se por ser Tropical Úmido. Existe uma estação seca e outra chuvosa. A estação das chuvas acontece no verão, iniciando-se em novembro, caindo com maior intensidade nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As estiagens começam em junho e terminam em novembro. O inverno caracteriza-se por ser seco e os meses de maior frio são Junho e Julho, caindo geadas em pequenas quantidades, neste período, não causando prejuízos às lavouras e horticulturas.

 

Há predominância de ventos a nordeste, que sopram 05 (cinco) meses por ano, ou seja, de Maio a Setembro. Sua temperatura média é de 25º C.

  

ASPÉCTOS DEMOGRÁFICOS: De acordo com o Censo realizado em 2000, a população do município de Goianápolis, estimada, é de 10.671 (Dez mil, seiscentos e setenta e um) Habitantes, sendo 9.805 (Nove mil, oitocentos e cinco), na Zona Urbana e 866 (Oitocentos e sessenta e seis), na Zona Rural. Este total está assim distribuído: Homens 5.527 (Cinco mil quinhentos e vinte e sete); Mulheres 5.144 (Cinco mil cento e quarenta e quatro); dos 9.805 habitantes da zona urbana – 5.057 são homens e 4.748 são mulheres; dos 866 habitantes da zona rural – 470 são homens e 396 são mulheres; tendo verificado, no período de 1996 a 2000, uma taxa de crescimento na ordem de 1,07% .

 

A Densidade Demográfica é de mais ou menos 42,58 habitantes por quilômetro quadrado ( 42,58hab./Km2).  Segue anexo, contagem da população goianapolina por faixa etária, fornecido pelo IBGE.

bottom of page